Docência‎ > ‎

Métodos e Técnicas de Comunicação

ENQUADRAMENTO E OBJECTIVOS DA DISCIPLINA

Esta disciplina encontra-se subdividida em duas partes distintas, mas interrelacionadas, através da utilização das Tecnologias de Informação, colocadas ao serviço da Comunicação e do Tratamento da Informação.

A crescente relevância das Tecnologias de Informação transformou o computador numa ferramenta imprescindível. Desta constatação, resultou a inclusão da disciplina de Métodos e Técnicas de Comunicação no primeiro ano do plano curricular deste curso da Universidade Fernando Pessoa (UFP).

Com a introdução do uso do computador portátil na actividade na UFP, espera-se dotar cada aluno dos conhecimentos necessários que lhe permitam operacionalizar o potencial da sua máquina, e efectuar, por conta própria, uma maior exploração dos programas que tem disponíveis, tirando assim, maior partido da tecnologia de que dispõe durante o seu ciclo de estudos.

Os conteúdos programáticos desta cadeira estão concebidos de modo a permitir que os utilizadores não iniciados possam acompanhar o desenrolar das aulas, estando organizados segundo módulos independentes que apresentam conteúdos próprios. A apresentação dos conteúdos é eminentemente prática, de modo a potenciar a utilização pelos alunos do computador portátil no máximo de situações e de tempo possível, sendo a sua funcionalidade explicada através de exercícios práticos.

Para melhor perceber o funcionamento da disciplina de Métodos e Técnicas de Comunicação, consultar a respectiva Ficha Programática.