Enquadramento e objectivos da disciplina
Sistema de avaliação de conhecimentosPrograma da disciplina
Bibliografia Principal
Bibliografia Complementar
Meios informáticos de apoio
Guia para a elaboração
e avaliação do trabalho prático
Propostas para os projectos multimédia
Links
Enquadramento e objectivos da disciplina
O
conceito Multimédia designa uma área tecnológica que se tem vindo a desenvolver
com bastante rapidez, envolvendo um número crescente de aplicações que abrangem
sectores económicos tão diversos como a electrónica de consumo, o entretenimento,
a televisão difundida e por cabo, a educação e a formação profissional, as telecomunicações,
a indústria de computadores e as editoras. Este espectro de sectores envolvidos,
aliado aos avanços rápidos que se verificam nas tecnologias digitais de suporte
fazem do multimédia um dos temas mais envolventes desta década. Ao envolver a
manipulação e a integração de tipos de informação audiovisual proveniente de fontes
tão distintas como sejam o vídeo, o áudio e a imagem, a tecnologia multimédia
assume-se como a tecnologia do futuro na convergência das áreas da comunicação
e da informática.
Esta
disciplina tem como objectivo principal fornecer ao aluno um panorama das aplicações
multimédia existentes e das tecnologias que as suportam. Pretende-se identificar
com clareza os princípios fundamentais e as questões envolvidas no desenvolvimento
de aplicações multimédia, descrever os aspectos técnicos sobre os quais se fundamentam
estas aplicações e responder às questões mais frequentes que surgem nesta área.
O aluno deverá ficar habilitado com conhecimentos teóricos e capacidades técnicas
que lhe permitam explorar as capacidades de texto, imagem, áudio, vídeo e interactividade
das diversas tecnologias da comunicação multimédia.
Sistema de avaliação de conhecimentos
1 - Avaliação periódica
O método de avaliação da disciplina baseia-se no modelo da avaliação
periódica e compreende duas componentes: uma componente teórica, e uma
componente prática resultante da realização de problemas de projecto.
Componente Teórica
A avaliação
da componente teórica é constituída por uma (1) prova escrita que se
realiza em data a combinar com os alunos. A prova escrita é uma prova
sem consulta e contém uma parte teórica com a duração máxima de 20
minutos e uma parte de desenvolvimento com a duração máxima de 40
minutos, incluindo tolerância, incidindo sobre todo o programa da
disciplina leccionado, e tendo um peso de 50% na classificação final. O
formato da prova inclui questões de escolha múltipla, aplicando-se um
desconto por resposta errada, que é equivalente a 50% da cotação da
pergunta. Nesta componente, é exigida uma classificação mínima que
seja, pelo menos, igual ao valor inferior da classificação, que num
exame, dá acesso à oral, para que se possa ponderar com a classificação
da componente prática para efeitos de cálculo da classificação final na
disciplina.
A falta ao momento de avaliação será convertida numa
nota 0 (zero) para efeitos de cálculo da classificação. Caso o aluno
não fique aprovado, será remetido para exame de recurso ou especial
(seja trabalhador-estudante ou finalista), desde que o aluno tenha
obtido a aprovação na componente prática da disciplina e cumprido o
regime de assistência às aulas. Nesta aulas, a presença é obrigatória
em, pelo menos, 40% das aulas dadas.
Componente Prática (PRANL)
A
componente prática tem um peso de 50% na classificação final da
disciplina. A avaliação da componente prática realiza-se de modo
contínuo durante as aulas, através da realização de um trabalho prático
do tipo projecto. O trabalho prático deve ser desenvolvido utilizando
as metodologias e ferramentas de autoria multimédia previstas no
programa da disciplina, e consiste do planeamento e concepção de um
projecto de uma aplicação multimédia, para suporte CD-ROM ou para a
World Wide Web. O trabalho prático de projecto é um trabalho de grupo,
sendo que cada grupo é constituído no máximo por 4 alunos. O trabalho
prático envolve a concepção de imagens, gráficos e outros conteúdos
multimédia tendo como objectivo a familiarização do aluno com os vários
tipos de ferramentas de desenvolvimento de conteúdos e de aplicações
multimédia existentes actualmente. Serão feitas várias propostas para
os projectos, cabendo aos alunos a sua especificação em termos de
guiões e mapas de navegação e desenvolvimento de um protótipo. A
avaliação do projecto incide sobre vários tópicos relacionados com o
funcionamento, a interactividade e o aspecto gráfico da aplicação
multimédia e engloba a apresentação de um relatório final sobre o
trabalho desenvolvido, que deve ser apresentado em formato electrónico.
Os projectos propostos têm um carácter simples e funcional e
destinam-se a avaliar a percepção que os alunos adquiriram dos vários
aspectos envolvidos na produção multimédia.
A falta a este elemento de avaliação será convertida
numa nota 0 (zero) para efeitos de cálculo da classificação. Os alunos
com classificação inferior a 10 valores na componente prática são
declarados "não aprovados" à disciplina, independentemente do resultado
da avaliação da componente teórica. Nesta aulas, a presença é
obrigatória em, pelo menos, 70% das aulas dadas.
Componente Prática - alunos com o estatuto de Trabalhador-Estudante
No caso de alunos com o estatuto de trabalhador-estudante, e com
impossibilidade de presença nas aulas práticas não laboratoriais, a
componente prática da avaliação será substituída por um teste prático a
realizar na última aula prática não laboratorial versando toda a
matéria leccionada nessas aulas práticas não laboratoriais. Para estes
casos, a classificação da componente prática está sujeita às regras
acima definidas para esta componente da avaliação.
NOTA IMPORTANTE: Os alunos com estatuto de trabalhador-estudante que
optem por esta última modalidade de avaliação da componente prática
devem comunicar isso ao docente, por escrito, até ao prazo máximo de 3
semanas depois do início das aulas. No caso de não haver qualquer
comunicação em contrário, todos os alunos, incluindo outros
trabalhadores-estudantes, estão sujeitos à avaliação prática em sala de
aula.
Classificação final
A classificação final da disciplina obtém-se través da seguinte expressão:
Nota final = 50% Nota componente teórica + 50% Nota componente prática não laboratorial
Ao aluno, só será contabilizada a classificação
obtida na componente teórica da disciplina se o aluno tiver obtido uma
classificação na componente prática igual ou superior a dez (10)
valores. De igual modo, exige-se uma nota mínima na componente teórica
que seja, pelo menos, igual ao valor inferior da classificação, que num
exame, dá acesso à oral para que se possa ponderar com a classificação
da componente prática não laboratorial.
A classificação final da disciplina e as diversas
classificações dos outros elementos, traduzidas numa escala de 0 a 20
valores, serão publicadas em pauta elaborada pelo docente e
disponibilizada on-line na página Web da disciplina.
2 - Exame de Recurso/Época especial:
Componente Teórica
É constituída por um exame versando toda a matéria leccionada na
disciplina, com a duração máxima, incluindo tolerância, de 60 minutos.
O formato do exame inclui questões de escolha múltipla, aplicando-se um
desconto por resposta errada, que é equivalente a 50% da cotação da
pergunta. O aluno só se poderá submeter a este exame se tiver sido
aprovado na componente prática desta disciplina e tenha cumprido as
assiduidades mínimas estabelecidas no regulamento pedagógico. É exigida
uma nota mínima que seja, pelo menos, igual ao valor inferior da
classificação, que num exame, dá acesso à oral, nesta componente
teórica da avaliação para que se possa ponderar com a nota da
componente prática para efeitos do cálculo da nota final.
Componente Prática (PRANL)
É constituída um teste prático a realizar na mesma altura do exame da
componente teórica, e versando toda a matéria leccionada nas aulas
práticas não laboratoriais, tendo a duração máxima de 30 minutos.
Classificação final
A classificação final da disciplina obtém-se través da seguinte expressão:
Nota final = 50% Nota exame componente teórica + 50% Nota exame componente prática
A classificação final da disciplina e as diversas
classificações dos outros elementos, traduzidas numa escala de 0 a 20
valores, serão publicadas em pauta elaborada pelo docente e
disponibilizada on-line na página Web da disciplina.
Programa da disciplina
0.
Apresentação
0.1. Descrição do conteúdo
programático da disciplina.
0.2. Descrição do método
de avaliação da disciplina.
0.3. Apresentação
da bibliografia adoptada na disciplina.
1.
Introdução ao multimédia
1.1. Motivação
e terminologia.
1.2. Enquadramento e caracterização do conceito
multimédia.
1.3. Tipos de informação multimédia.
1.3.1.
Media estáticos versus media dinâmicos.
1.3.2. Media capturados
versus media sintetizados.
1.4. Definição de multimédia.
1.5.
Caracterização dos sistemas multimédia
1.5.1. Sistemas
controlados por computador.
1.5.2. Sistemas integrados.
1.5.3. Sistemas
baseados em informação digital.
1.5.4. Sistemas interactivos.
1.6.
Tecnologias multimédia
1.6.1. Classificação das tecnologias
multimédia
1.6.2. Aplicações multimédia
1.6.3.
Produção multimédia
2. Informação
digital e interactividade
2.1. Sistemas multimédia controlados
por computador.
2.2. Representação digital da informação.
2.2.1. Definição de digitalização.
2.2.2. Sinais
analógicos e sinais digitais.
2.2.3. Fases do processo de digitalização.
2.2.4. Vantagens e desvantagens da digitalização.
2.3. Noção
de Interactividade.
2.3.1. Apresentações passivas versus interactivas.
2.3.2. Níveis de interactividade.
3. Autoria e projecto de
aplicações multimédia
3.1. Tipos de aplicações
multimédia interactivas.
3.1.1. Taxonomia de aplicações
multimédia.
3.1.2. Características e utilizações
dos tipos de aplicações multimédia.
3.2. Noções
de autoria, sistema de autoria e paradigma de autoria multimédia.
3.3.
Fases do projecto de autoria multimédia.
3.3.1. Planeamento.
3.3.2.
Design.
3.3.3. Produção.
3.3.4. Teste e validação.
3.3.5. Distribuição.
3.4. Planeamento do projecto multimédia.
3.4.1. Objectivos.
3.4.2. Metodologia.
3.4.3. Documentos resultantes.
3.5. Design do projecto multimédia.
3.5.1. Objectivos.
3.5.2. Design
da estrutura e interactividade da aplicação: mapas de navegação.
3.5.3. Design dos ecrãs: storyboards.
3.5.4. Concepção
do guião de uma aplicação multimédia.
3.5.5. Regras
para o design da interface do utilizador.
4. Tipos de informação
multimédia
4.1. Media estáticos.
4.1.1. Texto e hipertexto.
4.1.2. Desenho vectorial: gráficos.
4.1.3. Imagem bitmap.
4.2.
Media dinâmicos.
4.2.1. Vídeo analógico e vídeo
digital.
4.2.2. Animação.
4.2.3. Áudio digital, música
e fala.
4.3. Operações de conversão entre tipos de informação
multimédia.
4.3.1. Operações de síntese.
4.3.2.
Operações de reconhecimento.
5. Projecto multimédia
5.1. Planeamento e concepção do guião.
5.2. Aquisição
e produção de conteúdos multimédia.
5.2.1. Utilização
do Corel Draw na autoria de conteúdos gráficos.
5.2.2. Utilização
do Paint Shop Pro na autoria de conteúdos de imagem.
5.3. Prototipagem
da aplicação multimédia.
5.3.1. Utilização
do Flash MX.
5.3.2. Interface, ferramentas e menus do Flash MX.
5.3.3.
Layers, timelines e stages no Flash MX.
5.3.4. Símbolos, efeitos e
bibliotecas do Flash MX.
5.3.5. Programação em ActionScript.
5.4. Teste e validação.
Bibliografia Principal
Bibliografia Complementar
[2] Chapman, N., Chapman,
J., Digital Multimedia, John Wiley and Sons, 2000, ISBN: 0471983861.
[3]
Steinmetz, R., Nahrstedt, K., Multimedia Fundamentals, Volume 1: Media Coding
and Content Processing, Second Edition, Prentice-Hall, 2002.
[4]
Buford, John K., Multimedia Systems, Addison-Wesley, 1994, ISBN: 0201532581.
[5]
Fluckiger, F., Understanding Networked Multimedia, Prentice Hall, 1995,
ISBN: 0131909924.
[6]
Vaughan, T., Multimedia Making It Work, 3rd ed., Osborne McGraw-Hill,
1996, ISBN: 007882254.
[7]
Gibbs, S., Multimedia Programming, ACM Press, Addison-Wesley, 1995, ISBN:
0201422824.
[8]
Ferreira, P. Cid, Flash MX 2004: Conceitos e Prática,
FCA - Editora de Informática, 2004. ISBN:
972-722-456-3.
[9] Lobo, M., Curso Avançado de Flash MX 2004 , FCA - Editora de Informática, 2004. ISBN:
972-722-437-7.
[10] Oliveira, H., Curso Avançado de Dreamweaver MX 2004 , FCA - Editora de Informática, 2004. ISBN:
972-722-404-0.
[11]
Carvalho, F., Composição e Produção Musical com o PC , 2ª edição, FCA
- Editora Informática, 2003. ISBN:
972-722-402-4.
[12]
Cardoso, B. Vídeo Digital no PC , FCA
- Editora Informática, 2003. ISBN:
972-722-420-2.
[13]
Todos os manuais das aplicações utilizadas no decorrer das aulas teórico-práticas.
Instruções
para obtenção dos ficheiros:
1]
Alguns ficheiros encontram-se no formato PDF. Para os abrir e imprimir necessita do Adobe Acrobat Reader
.
2]
Para fazer a leitura on-line dos apontamentos de um determinado
módulo basta seleccionar o ficheiro ou o ícone correspondente na coluna
da direita do quadro abaixo, desde que tenha instalado previamente o Acrobat Reader.
3]
Para descarregar os apontamentos de um dado módulo para
o seu computador basta seleccionar o ficheiro ou o ícone correspondente na coluna
da direita do quadro utiliazando
o botão direito do rato e escolhendo a opção "Save target As.." no Internet
Explorer ou "Save File As" no Netscape.
Guia para a elaboração e avaliação do Projecto
Multimédia
Está disponível para
consulta o guia para a elaboração do projecto
prático da disciplina. Este guia, para além de fornecer
uma noção da estrutura pretendida para o guião da aplicação multimédia a elaborar,
menciona os elementos que serão considerados na avaliação dos guiões dos projectos
de aplicações multimédia desenvolvidos como trabalho prático da disciplina. Deverá consultar igualmente o capítulo 11 do livro adoptado como bibliografia principal.
Propostas para o Projecto Multimédia
A
aplicação multimédia que poderá desenvolver no âmbito do projecto pode
ser uma apresentação, um quiosque, uma aplicação de divulgação promocional ou
outra. Deverá consultar o capítulo 11 do livro
adoptado como bibliografia principal para recolher mais informação
sobre os aspectos a considerar na elaboração do seu projecto. Aqui
apresenta-se apenas um conjunto de sugestões que pode considerar para o
seu projecto:
- Site
web para divulgação do curso.
- Livro
de turma.
- Tunas
académicas.
- Promoção
e venda de imóveis.
- Guia
das Pousadas de Portugal.
- Animação
cultural da cidade do Porto.
- Programa
cultural da Casa da Música.
- Serviços
do Metro do Porto.
Links
Multimedia Info
- o maior índice de links para recursos sobre multimédia
Yahoo Multimedia
- catálogo de recursos multimédia
Definitions of Multimedia
- definições de conceitos multimédia
Multimedia FAQ
- respostas a questões frequentes sobre multimédia
IEEE Multimedia
- colecção de artigos sobre aplicações multimédia
Interface Design for Multimedia - guias para a concepção de interfaces multimédia
Graphics/Images Files Formats
- descrição de formatos multimédia
Macromedia Flash Tips
- indicações úteis para a utilização de Flash
Multimedia Authoring
- guias para a escolha de sistemas de autoria multimédia